Corrida de Rua e representação social - Reunião GECEF 12/05/2016



Na quinta feira dia 12 de maio de 2016, ocorreu no GECEF a apresentação do estudante da Pós-Graduação Mikael Correa dos Santos, o pesquisador que é da Área de Publicidade e propaganda exibiu seu projeto de pesquisa e sua análises prévias sobre as Corridas de Rua na publicidade e a Representação social na campanha "It's Runderful" da marca Mizuno.


Segundo dados da Federação Paulista de Atletismo em pesquisa realizada em 2014, o número de provas da categoria saiu de 11 nos estado em 2011 para 361 em 2014. Um aumento que também é refletido pela pesquisa da consultoria Deloitte "Muito além do Futebol" em 2011 a corrida aparece como segundo esporte mais praticado em território nacional com 17% dos praticantes, ficando logo atrás do Futebol, tanto de campo como de salão, que totaliza 32% do publico praticante de esportes nacionais.

Com estes dados Mikael destaca a importância da interdisciplinaridade para o objetivo de interpertar as culturas através de um fenômeno esportivo. Sobre seu problema de pesquisa, ele pontua ainda que a ação da publicidade que além do caráter mercadológico também é portadora de elementos sociais, culturais e simbólicos. 

Com estes elementos o pesquisador pretende responder algumas questões em sua pesquisa, entender como é feita a representação social dos corredores de rua através do discurso publicitário. Dessa forma buscar como estas representações podem contribuir para o entendimento deste fenômeno esportivo e social e quais são os sinais culturais deste grupo, que refletem determinados comportamento da sociedade em caráter mais amplo?

Em sua análise prévia ele levanta alguns elementos em como a marca trabalhou a questão de como as condições de trabalham afeta o discurso publicitário, destes elementos ele aponta para alguns discursos que a marca trás como os aspectos lúdicos, a questão do local de prática, o discurso agregador que neste caso específico parece estar em contradição com o conteúdo de recorte apresentado pela publicidade. Dentro disso ele começa a discutir as questões de consumo ligadas ao seu objeto, bem como o discurso segregador que poderia estar sendo expresso pelo seu objeto.

O GECEF se reune novamente agora no dia 09/06, Quinta-Feira 17:00. Estão todos convidados a compor nossas discussões e acompanhar a apresentação de trabalhos de nossos alunos.

Author

Em breve!