Por Felippe Ferro
No último dia 3, o GECEF se reuniu para mais uma tarde de discussões e análises sobre o esporte. Desta vez, foi exibido o documentário “Sons of Cuba” (2009), dirigido por Andrew Lang, que conquistou prêmios internacionais em países como Estados Unidos e Itália
A obra narra a luta de muitos garotos do país que sonham em se tornar um fenômeno do boxe mundial, bem como mostra a rotina de treinamento de uma academia de boxe de Havana, onde os personagens se preparam para disputar o campeonato nacional sub-12 de boxe, uma competição levada muito a sério pelos meninos e treinadores e que possui grande importância no cenário do esporte em Cuba.
O boxe é a paixão dos cubanos. Nos últimos 40 anos, essa pequena ilha da América Central dominou o esporte nos Jogos Olímpicos e torneios mundiais. E é com essa afirmativa que o documentário se inicia, exibindo o sonho de vida dos garotos da academia de Havana, que tem uma rotina pesada de treinamento em dois períodos, com o primeiro ainda de madrugada, em que eles são submetidos a acordar às 4h30 da manhã.
O filme dá enfoque em três garotos: Cristian, Junior e Santos. São exibidas cenas dos meninos treinando para fazer parte do grupo de 10 boxeadores mirins que representarão Havana no torneio nacional. Cristian, filho de um ex-campeão olímpico e mundial de boxe e Junior, conseguem passar da seletiva, entretanto Santos, que tinha dificuldades para manter seu peso por comer muito, acaba ficando de fora.
No torneio, Havana consegue a vitória sobre seus grandes rivais, os Matanzas, e sagra-se campeã nacional, apagando a amarga derrota do ano anterior para o arquirrival. Cristian também supera o 2º lugar do último ano e vence o torneio em sua categoria. Junior, no entanto, é eliminado em seu primeiro confronto.
É nítido o valor do boxe para muitos cubanos, que projetam no esporte uma das únicas formas de crescimento social, abraçando o boxe e dedicando suas vidas na carreira.
Compareça às nossas reuniões! O GECEF se reúne quinzenalmente às sextas-feiras na sala 69 da Unesp Bauru, às 17h.