Reunião GECEF – 25/11/2014: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO FUTEBOL E NA PUBLICIDADE Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014

Por Lucas Rueles


Na reunião do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), do dia 25 de novembro de 2014, a mestranda Nathaly Barbieri Marcondes Cesar apresentou seu trabalho “O ‘Jeitinho Brasileiro’ no Futebol e na Publicidade: Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014”. Com enfoque nos temas Futebol, Cultura e Publicidade este é seu projeto de pesquisa no Programa de Pós Graduação da Unesp.

Utilizando-se das vinhetas de TV programação utilizada pelas emissoras que transmitiram a Copa do Mundo de 2014. A mestranda explicou que o objetivo do estudo é analisar a possível utilização do futebol, que agrega em si diversas características culturais nacionais, como forma de afirmar a identificação com o público através das propagandas veiculadas pelas emissoras de TV durante a transmissão da Copa.

Segundo Nathaly, seu estudo se justifica através da compreensão de como o esporte, futebol, se tornou uma esfera de tamanha importância para a sociedade a ponto de interferir em seus processos comunicacionais e na formação de cultura de uma nação. Outra justificativa seria entender a forma de perpetuação da propaganda da ideia de “futebol-arte”, embora a academia refute esta classificação do esporte, considerando este padrão um mito criado pela sociedade e intensificado pelos veículos de comunicação. O trabalho também tem importância ao tentar entender como se dá o esforço das emissoras, ao vender sua transmissão, uma vez que há a proximidade com os locais em que as partidas aconteciam.

Entre as metodologias aplicadas em seu trabalho, a mestranda apontou em sua apresentação a pesquisa bibliográfica, coleta das teorias acerca do tema. A utilização dos conceitos de Vanoye e Goliot-Leté (2012), onde se traça três estratégias possíveis para a construção de vídeos publicitários a argumentação direta, narração e sedução-fascínio. Dentro dessa ótica teórica, as vinhetas selecionadas serão analisadas e suas respectivas estratégias serão enquadradas de acordo com suas características, fazendo a verificação e apontamento também do uso das emissoras de elementos culturais nacionais na composição de suas vinhetas. Uma vez identificados estes elementos, será realizada uma pesquisa descritiva dentro das emissoras para saber se os objetos de pesquisa alcançaram os objetivos traçados pelas empresas que as produziram.




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