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Reunião GECEF – 25/11/2014: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO FUTEBOL E NA PUBLICIDADE Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014
Reunião GECEF – 25/11/2014: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO FUTEBOL E NA PUBLICIDADE Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014
Na reunião
do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), do dia 25
de novembro de 2014, a mestranda Nathaly Barbieri Marcondes
Cesar apresentou seu trabalho “O ‘Jeitinho Brasileiro’ no Futebol e na
Publicidade: Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de
emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014”. Com enfoque nos temas Futebol,
Cultura e Publicidade este é seu projeto de pesquisa no Programa de Pós
Graduação da Unesp.
Utilizando-se
das vinhetas de TV programação utilizada pelas emissoras que transmitiram a
Copa do Mundo de 2014. A mestranda explicou que o objetivo do estudo é analisar
a possível utilização do futebol, que agrega em si diversas características
culturais nacionais, como forma de afirmar a identificação com o público
através das propagandas veiculadas pelas emissoras de TV durante a transmissão
da Copa.
Segundo Nathaly,
seu estudo se justifica através da compreensão de como o esporte, futebol, se
tornou uma esfera de tamanha importância para a sociedade a ponto de interferir
em seus processos comunicacionais e na formação de cultura de uma nação. Outra
justificativa seria entender a forma de perpetuação da propaganda da ideia de “futebol-arte”,
embora a academia refute esta classificação do esporte, considerando este
padrão um mito criado pela sociedade e intensificado pelos veículos de
comunicação. O trabalho também tem importância ao tentar entender como se dá o
esforço das emissoras, ao vender sua transmissão, uma vez que há a proximidade
com os locais em que as partidas aconteciam.
Entre as
metodologias aplicadas em seu trabalho, a mestranda apontou em sua apresentação
a pesquisa bibliográfica, coleta das teorias acerca do tema. A utilização dos
conceitos de Vanoye e Goliot-Leté (2012), onde se traça três estratégias
possíveis para a construção de vídeos publicitários a argumentação direta,
narração e sedução-fascínio. Dentro dessa ótica teórica, as vinhetas
selecionadas serão analisadas e suas respectivas estratégias serão enquadradas
de acordo com suas características, fazendo a verificação e apontamento também
do uso das emissoras de elementos culturais nacionais na composição de suas
vinhetas. Uma vez identificados estes elementos, será realizada uma pesquisa
descritiva dentro das emissoras para saber se os objetos de pesquisa alcançaram
os objetivos traçados pelas empresas que as produziram.
Reunião GECEF – 25/11/2014: O “JEITINHO BRASILEIRO” NO FUTEBOL E NA PUBLICIDADE Uma análise dos elementos culturais presentes em vinhetas de emissoras de TV durante a Copa do Mundo de 2014
Reviewed by GECEF - Grupo de Pesquisa vinculado à UNESP (Bauru - SP)
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04:54:00
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