Por Letícia Benine


Na última sexta feira aconteceu mais um encontro do Gecef. Seguindo a linha cronológica, o tema foi “A Transmissão dos fatos esportivos através da internet” e a apresentação ficou por conta da estudante do segundo ano de Relações Públicas, Bruna Mantuan.

Para começar, foram citados autores como McLuhan e também foi feito um breve histórico sobre a criação da internet e como,

Após a análise foi concluído que a internet se difere dos outros dois meios, principalmente por dar ao internauta a opção de selecionar, através de hiperlinks, o conteúdo que quer acessar, porém este meio perde pontos quanto à transmissão, que geralmente é feita no sistema “minuto a minuto”, trazendo, a cada minuto, atualizações do que ocorre no jogo, e apenas depois de um tempo os melhores lances em vídeo. atualmente, ela está inserida na vida das pessoas.Como objeto de estudo, Bruna analisou a transmissão do jogo de futebol entre os times Vasco e Corinthians, que ocorreu no dia 02 de outubro, através do rádio, da televisão e da internet.

Além disso,a través da análise do portal R7 e do perfil no Twitter da mesma transmissora, foi estudada a transmissão dos jogos Pan Americanos pela internet. A qualidade da transmissão se mostrou bastante satisfatória, dando, novamente ao internauta a opção de conferir notícias e até mesmo transmissões ao vivo das diferentes modalidades que estão competindo em determinado momento.

Com esse encontro, foi encerrada a análise da transmissão dos fatos esportivos pelos diferentes meios de comunicação, começando pelo impresso, passando pelo rádio, pela TV e terminando pela internet.

O próximo encontro do Gecef ocorrerá no dia 04 de novembro, às 17h na sala 69. Todos estão convidados a participar! Mantenha-se informado do que acontece no Gecef através do Twitter (@gecef) e do Facebook, acessando o perfil Gecef Bauru.

Por Letícia Benine


Essa semana, o “Observatório do Esporte” traz uma interessante discussão sobre o que é, atualmente, considerado esporte. Conversamos com Ary Rocco, professor da USP, que falou sobre as diferenças entre jogos, brincadeiras e esportes.

Tivemos ainda, uma curiosa matéria sobre Futebol de Mesa, ou Futebol de Botão, onde ouvimos José Jorge Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, explicar sobre a modalidade ser considerada um esporte.

Foi feita também uma matéria sobre os 20 anos completados, no dia 20 de outubro, desde o último título de Ayrton Senna e o fato de nenhum outro brasileiro ter conquistado o campeonato nessa categoria. Também nessa edição, o “Papo com o Papa” falou sobre a transmissão dos Jogos Pan americanos de Guadalajara, feita pela TV Record.

O “Observatório do Esporte” vai ao ar todos os Sábados, às 11h, pela Rádio Unesp FM 105.7 Bauru/SP. Confira todas as edições do programa no site http://observatoriodoesporteunesp.blogspot.com/.

Por Letícia Benine

Nessa semana o Observatório do Esporte completou 60 programas. E a edição contou com a participação dos jornalistas Jorge Luiz Rodrigues e Vagner Magalhães, dando suas opiniões sobre os jogos Panamericanos de Guadalajara que foram abertos na última sexta feira, dia 14 de outubro.

Temos também João Paulo Benini, no Papo com o Papa, falando sobre as lesões que os atletas do futebol sofrem em jogos amistosos. E ainda vamos conferir César Casella falando sobre o que acontece na Fórmula 1.

O “Observatório do Esporte” vai ao ar semanalmente na madrugada de sexta para sábado à meia noite e aos sábados às 11h através da Rádio Unesp FM 105,7 Bauru/SP. Você também pode ouvir todas as edições no site http://observatoriodoesporteunesp.blogspot.com/.

Por Arthur Sales

O último encontro do Gecef teve como tema o Jornalismo esportivo televiso e foi o terceiro de uma série de quatro encontros que, juntos, vão passar pelas mídias que dão suporte à pratica. A aluna de graduação em Relações Públicas Bianca Cesário foi a autora da exposição.

Bianca explorou a transição e da herança que as transmissões do meio radiofônico deixaram para a televisão. também foram citados na apresentação os narradores da televisão, que em um prmeiro momento e também atualmente migraram do rádio para a televisão.

O próximo encontro do Gecef será no dia 21 de outubro às 17 horas nas sala 69 da FAAC e terá como tema o Jornalismo esportivo digital, e como, na ordem cronológica é o mais recente meio, será a última desta série de apresentações.

Por Arthur Sales


Nesta madrugada vai ao ar a edição de número 59 do Observatório do Esporte. No Papo com o Papa, João Paulo Benini lembrou de grandes jogadores de futebol que esao se aposentando, como Juan Sebástian Verón que anunciou que vai encerrar a carreira no fim do mês.

O Pan está chegando, por isso o programa abre espaço para esta, que é a segunda maior competição do mundo em volume de atletas. O repórter Jorge Luiz Rodrigues do jornal "O Globo" participou novamente do programa e deu sua opinião acerca da falta de incentivo ao esporte no Brasil, apontando inclusive, as universidades como uma das possiveis soluções para o problema. Já Fernando Hardt, jornalista da TV Record, falou sobre a cobertura que a emissora fará em Guadalajara.

E além das vaias e aplausos dos integrantes da mesa dando um panorama do que aconteceu na semana esportiva ou
tro destaque foi a morte do ex-técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, o coreano Young Wan Sohn. Para ouvir o programa Observatório do Esporte é só sintonizar a Unesp FM (105.7 - Bauru/SP) todos os sábados, às 11h. Todas as edições também estão disponíveis no site do Observatório do Esporte. O endereço é http://observatoriodoesporteunesp.blogspot.com/ .

Author

Em breve!