O GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva  e Futebol), retorna na próxima quinta-feira 12 de Novembro suas atividade, a partir das 17h. Na sala de reuniões do DECHU (Departamento de Ciências Humanas). Nesta primeira reunião do semestre, contaremos com a presença de Neide Maria Carlos - aluno do Mestrado em Comunicação da Unesp -, que apresentará sua pesquisa em torno do fotojornalismo esportivo na Copa do Mundo de 2014.


Após um longo período sem atualizações e sem reuniões. O GECEF está de volta as suas atividades. No último dia dois de julho, tivemos nossa primeira reunião. Nela foi discutido o texto e documentário de Roland Barthes “O que é Esporte”.

A discussão foi conduzida pelo docente e coordenador do projeto José Carlos Marques em colaboração com os integrantes do grupo, bem como os membros do Observatório do Esporte e outras pessoas ligadas a pesquisa e a prática da comunicação esportiva na Unesp Campus de Bauru.

A apresentação do tema passou por outro dois grandes nomes do tema como Johan Huizinga que desenvolveu uma larga teoria sobre o Homem e o Lúdico. Para ele:


"O jogo é uma atividade ou ocupação voluntária, exercida dentro de certos e determinados limites de tempo e de espaço, segundo regras livremente consentidas, mas absolutamente obrigatórias, dotado de um fim em si mesmo, acompanhado de um sentimento de tensão e de alegria e de uma consciência de ser diferente da 'vida cotidiana'."
(Huizinga 1980, p.6)


Outro teórico citado é Roger Callois, contemporâneo de Barthes, que vem auxiliar numa larga sistemática dos jogos. Os dividindo em Agon (competição), Alea (Chance, Sorte), Mimicry (Imitação, mimese, ou jogo de interpretação como acontece nos Role Playing Games em plataformas ou no meio digital) e Ilinx (Vertigem, a exemplo poderiamos citar os jogos de risco tanto os radicais ou os que colocam em risco a vida como a roleta russa).

Por fim o texto de Barthes foi colocado em discussão tendo esse amplo contexto para ser visto. Nesse momento surgiram vários comparativos entre as regras esportivas e o limite onde o esporte se encontra em proximidade da arte e da cultura.

O GECEF continuará a se encontrar de quinze em quinze dias em reuniões temáticas e de apresentação acadêmica, discussões acerca de trabalhos científicos, teóricos e pesquisas desenvolvidas por seus próprios integrantes.

O trabalho do Observatório do Esporte, entretanto, não parou durante esse hiato de atualizações e pode ser acompanhado tanto pela página do grupo no Facebook, como no youtube onde postam os trabalhos por eles desenvolvidos.

Author

Em breve!