Reunião do GECEF discute o livro “Como o futebol explica o mundo”


Por Janaína Ferraz

Na última quinta, dia 23 de setembro, a reunião do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF) foi marcada pela apresentação de João Paulo Benine, aluno do quarto termo de Jornalismo da Unesp-Bauru, que apresentou e debateu a obra “Como o futebol explica o mundo” de Franklin Foer (Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005).

O livro estuda o futebol como o pano de fundo para as mudanças ocorridas nos séculos XX e XXI. Temas delicados como nacionalismo, conflitos religiosos entre católicos e protestantes, hooliganismo (comportamento destrutivo e desregrado, quase sempre associado aos fãs de esportes), corrupção, novas oligarquias e discriminação racial são abordados na obra.

O autor usa como objeto de estudo, entre outras questões, os conflitos entre sérvios e a minoria étnica na Iugoslávia. O controle da mídia e outros temas como os judeus no esporte, o futebol como dínamo da mudança do mundo islâmico e a entrada e aceitação do futebol nos EUA também fazem parte desse recorte temático.

João Paulo, a partir de sua leitura e análise, põe em questão a obra de Franklin Foer quanto à superficialidade de abordagem dada ao futebol. Segundo ele, seria mais viável explicar o futebol através do mundo, do que o contrário, como proposto no livro.

“O futebol é o reflexo das questões sociais e das características culturais de certa sociedade, por isso, seria interessante se o autor houvesse abordado o futebol através dessa vertente”, diz João Paulo.

A apresentação foi encerrada com uma reflexão sobre a importância do futebol não só como prática esportiva, mas também como construtor da história política e social em todo o mundo.

A próxima reunião do GECEF está marcada para o dia 7 de outubro, às 17h, na sala 69 da FAAC-UNESP. O aluno de jornalismo da UNESP, Mateus Orlando, apresentará sua resenha do livro “A dança dos Deuses” de Hilário Franco Júnior (São Paulo: Companhia das Letras, 2007). Não perca!

Author

Em breve!