Jogos Mundias Militares no Brasil

Por Letícia Benine

Na última sexta feira, dia 26 de agosto, o encontro do Gecef teve como tema os Jogos Mundiais Militares (JMM), que ocorreram no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 24 de julho de 2011.

Contamos com a presença de Elis Angela dos Santos, que desenvolve uma dissertação de mestrado sobre o tema no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAAC-UNESP. Foram abordados vários aspectos da campanha que divulgou os JMM e também a cobertura que a imprensa fez sobre o evento. Os canais de TV paga concentraram a maior parte das transmissões, mas também houve cobertura do meio impresso; pela internet também era possível assistir às transmissões ao vivo, por meio do site oficial do evento: http://www.rio2011.mil.br/.

Os JMM surgiram com o objetivo de levar a disputa militar para fora dos campos de batalha e assim, contribuir diretamente para o fim das guerras, através da convivência entre os militares. Atualmente, 131 países participam do JMM e neste ano o Brasil ficou com o primeiro lugar no ranking geral.

O mascote dos Jogos Militares no Brasil era “Arion” (imagem ao lado), que significa “o que tem energia”. O personagem foi escolhido através de uma votação feita no site oficial do evento. Ainda no site, é possível ver notícias relacionadas aos JMM e sua cobertura completa, com vídeos, matérias e galeria de fotos.

A discussão girou também em torno da convocação e contratação de atletas civis de alto rendimento que entraram nas forças armadas para competir pelo Brasil por meio de um edital publicado no ano passado. Até que ponto a presença desses atletas influenciou de maneira relevante a vitória do país na competição?

Os JMM contam com 20 modalidades, sendo que entre elas estão os esportes militares, como Orientação, Paraquedismo, Pentatlo Aeronáutico, Pentatlo Militar e Pentatlo Naval. Todas as competições eram abertas ao público, e a entrada, gratuita.

A próxima reunião no Gecef será no dia 9 de setembro, às 17h30, na sala 69 da FAAC-UNESP.

Author

Em breve!