Home
Unlabelled
O Jogo Vermelho
O Jogo Vermelho
Por Letícia Benine
No último encontro do Gecef, Andressa Borzilo fez um estudo de análise e crítica sobre o livro "Palmeiras x Corinthians, 1945: O Jogo Vermelho", escrito pelo atual ministro dos esportes, Aldo Rebelo. O livro conta a história do amistoso realizado em 13 de outubro de 1945 pelos times Palmeiras e Corinthians. Amistoso esse que teve toda a renda revertida para o MUT, Movimento Unificado dos Trabalhadores, vinculado ao PCB, Partido Comunista Brasileiro.
Sabendo que o contexto histórico da época envolvia o pós 2° Guerra Mundial; o prestígio adquirido pela ex-URSS; Vargas no poder brasileiro; o PCB ter conquistado sua legitimidade; e o período pré-eleitoral, que exigia arrecadação de dinheiro para as campanhas das eleições que viriam a ocorrer em dezembro. Segundo o PCB, as formas de arrecadação de dinheiro para sua campanha estavam vinculadas ao proletariado, através de vendas de ingressos para eventos artísticos, culturais e esportivos.
Com placar final de 3 gols para o Palmeiras e 1 para o Corinthians, o jogo obteve sucesso na sua função de mobilizar as massas e arrecadar dinheiro. O “Jogo Vermelho” é um exemplo da ligação entre política e esporte, que ficou explícita nesse amistoso.
A discussão que se coloca é saber, atualmente, até que ponto o esporte está vinculado à política? E qual é a influência que um exerce sobre o outro?Então a movimentação para organizar o Jogo Vermelho foi apoiada pelo hábito cultivado na época pelos times, que era o de intensificar o cenário político vigente. Assim, esse fato aliado às preferências políticas dos presidentes dos times naquele momento viabilizou o amistoso.
O Jogo Vermelho
Reviewed by GECEF - Grupo de Pesquisa vinculado à UNESP (Bauru - SP)
on
06:08:00
Rating: 5