Gol: comemoração, ludicidade e comunicação

Por Gabriel Cortez

Na reunião do GECEF – Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol – do dia 06 de abril de 2013, o mestrando Júlio César Penariol apresentou o trabalho 'Gol: comemoração, ludicidade e comunicação'. O tema é seu objeto de pesquisa, no Programa de Pós-graduação da UNESP. 

Júlio justificou que escolheu o tema porque o futebol é regido por regras e limites - inclusive físicos - e o gol inaugura um novo momento nesse cenário. "O gol é um momento lúdico, sem regras, e permite, nas comemorações, que o seu autor se comunique com os demais atletas e, principalmente, com a torcida", frisou. 

Dentre os objetivos da pesquisa do mestrando estão estudar como e por que as comemorações de gols se transformaram ao longo dos anos (influenciadas também pelas transmissões televisivas), e analisar os significados envolvidos no ato lúdico de comemorar um gol. 

O aluno propõe, como seu objeto de estudo, dez vídeos de comemorações que marcaram a história do futebol brasileiro e defende que quanto mais a mídia passou a se envolver com os esportes, mais os atletas profissionais se tornaram personalidades famosas.

Penariol concluiu sua apresentação afirmando que comemorar um gol significa se aproximar do torcedor, comunicar-se com ele, passar algum tipo de mensagem, "é dividir o elixir da conquista com os outros", finalizou.

Author

Em breve!