O Programa 160 foi ao ar no dia 18 de outubro de 2014, pela Rádio Unesp FM, com locução de Guilherme Dias. Nos comentários Zeca Marques, Carlos Napolitano e Lucas Rueles

Na reportagem da semana, o tema abordado foi o crescimento do futebol americano no Brasil. Entre os entrevistados estão Matheus Rocha Ribeiro jornalista do Extra-Time e Antony Curti comentarista da ESPN e editor do site The Concussion.

No tradicional quadro Vaia/Aplauso Carlos Napolitano trás até a mesa a popularização do futebol nos Estados Unidos, comenta ainda o recorde de gols de Neymar.

Zeca Marques fala também sobre o giro de técnico nas seleções pós copa do mundo, levanta também a discussão sobre o vôlei nacional e seus resultados no mundial.

O Observatório do Esporte tem como equipe de reportagem Fernando Martins, Heitor Facini, Lucas Rueles, Tiago Pavini, Vinicius Passarelli e Vitor Almeida e equipe de produção da Unesp FM, Fábio Fleury e Paulo Pepa.


Por Lucas Rueles

Na reunião do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), do dia 14 de outubro de 2014, o mestrando Júlio César Penariol apresentou o trabalho “Cobertura da Copa Mundo de 1950 pelas revistas semanais da época 'Levantamento quantitativo e critérios de noticiabilidade”. O tema é um de seus objetos de pesquisa, no Programa de Pós-graduação da UNESP.
O mestrando explicou que o objetivo do estudo é quantificar a cobertura da imprensa brasileira de revista sobre a copa do mundo de 1950. Verificando dentro do conteúdo esportivo das revistas, a representatividade do mundial, analisando como a dinâmica de produção jornalística de uma revista semanal foi adaptada para o evento, servindo por fim como ponto de partida para a formação de um banco de dados sobre textos publicados durante a primeira Copa no Brasil.
O trabalho utilizou como metodologia o levantamento quantitativo das matérias publicadas sobre a Copa entre 1º de Janeiro e 31 de agosto de 1950. Tendo como enfoque a análise de quatro revistas, três entre as mais lidas da época (“Revista da Semana”, “Careta” e “O Cruzeiro”) e uma como corte (Fon Fon).
Júlio conclui em seu trabalho que todas as revistas, dentro da sua estrutura e segundo sua linha editorial, realizaram a cobertura da Copa do Mundo de 1950. A revista “O Cruzeiro” com boa estrutura garante ampla cobertura dos jogos e do entorno dos eventos, a “Revista da Semana” apresentou um enfoque maior em matérias comportamentais, “Fon Fon” apresenta um enfoque no factual e a “Careta” aposta numa cobertura crítica e bem humorada.


O Programa 159 foi ao ar no dia 11 de outubro de 2014, pela Rádio Unesp FM, com locução de Guilherme Dias. Nos comentários Luis Henrique, Zeca Marques, Carlos Napolitano e Tiago Pavini.
Na reportagem da semana, o tema abordado foi o enxugamento das redações jornalísticas. Entre os entrevistados estão os jornalistas Arthur Kleiber e Luis Felipe e também o professor Doutor da Unesp Francisco de Machado Filho.
No tradicional quadro Vaia/Aplauso Carlos Napolitano trás até a mesa a preocupação com times que seguram os jogadores para não perderem o valor do seu passe, em especial o caso do Corinthians que tem mais de 2 milhões apenas com esse tipo de jogador.
Zeca Marques comenta também sobre a situação salarial dos clubes brasileiros, destacando o fato de que entre os líderes do campeonato nenhum apresenta salário em dia.
O programa trás ainda a pesquisa de Luís Henrique sobre o Jogador Neymar e a construção da sua imagem através das revistas nacionais desde sua época no Santos até a sua recente mudança para o Barcelona.
O Observatório do Esporte tem como equipe de reportagem Fernando Martins, Heitor Facini, Lucas Rueles, Tiago Pavini, Vinicius Passarelli e Vitor Almeida e equipe de produção da Unesp FM, Fábio Fleury e Paulo Pepa.

O Programa 158 foi ao ar no dia 04 de outubro de 2014, pela Rádio Unesp FM, com locução de Guilherme Dias. Nos comentários Zeca Marques, Tuca Américo e Carlos Napolitano.
Esta é a primeira edição após a greve da Unesp, período onde não houve gravação do programa em vista da paralização da atividade por parte dos docentes da universidade. Portanto, não há reportagem, apenas o quadro Vaia/Aplauso.
Nesta semana Carlos Napolitano trás até a mesa a polêmica sobre as penalidades de mão na bola, comenta ainda a decisão da fifa de proibir investidores de possuírem passe de jogadores.
Tuco Américo fala também sobre a nova configuração do mercado jornalístico esportivo, as recentes mudanças tecnológicas e demissões por parte de alguns veículos. Ele levanta também a possibilidade de no futuro haver uso de capacete para o futebol.
Por fim, Zeca Marques analisa a nova tecnologia que define se a bola cruzou ou não a linha de gol. Os comentaristas comentam também sobre a greve que afetou a produção do programa e o retorno do mesmo.
O Observatório do Esporte tem como equipe de reportagem Fernando Martins, Heitor Facini, Lucas Rueles, Tiago Pavini, Vinicius Passarelli e Vitor Almeida e equipe de produção da Unesp FM, Fábio Fleury e Paulo Pepa.

Author

Em breve!