Reunião GECEF - 14/10/2014: Cobertura da Copa do Mundo de 1950 pelas revistas semanais da época


Por Lucas Rueles

Na reunião do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), do dia 14 de outubro de 2014, o mestrando Júlio César Penariol apresentou o trabalho “Cobertura da Copa Mundo de 1950 pelas revistas semanais da época 'Levantamento quantitativo e critérios de noticiabilidade”. O tema é um de seus objetos de pesquisa, no Programa de Pós-graduação da UNESP.
O mestrando explicou que o objetivo do estudo é quantificar a cobertura da imprensa brasileira de revista sobre a copa do mundo de 1950. Verificando dentro do conteúdo esportivo das revistas, a representatividade do mundial, analisando como a dinâmica de produção jornalística de uma revista semanal foi adaptada para o evento, servindo por fim como ponto de partida para a formação de um banco de dados sobre textos publicados durante a primeira Copa no Brasil.
O trabalho utilizou como metodologia o levantamento quantitativo das matérias publicadas sobre a Copa entre 1º de Janeiro e 31 de agosto de 1950. Tendo como enfoque a análise de quatro revistas, três entre as mais lidas da época (“Revista da Semana”, “Careta” e “O Cruzeiro”) e uma como corte (Fon Fon).
Júlio conclui em seu trabalho que todas as revistas, dentro da sua estrutura e segundo sua linha editorial, realizaram a cobertura da Copa do Mundo de 1950. A revista “O Cruzeiro” com boa estrutura garante ampla cobertura dos jogos e do entorno dos eventos, a “Revista da Semana” apresentou um enfoque maior em matérias comportamentais, “Fon Fon” apresenta um enfoque no factual e a “Careta” aposta numa cobertura crítica e bem humorada.

Author

Em breve!