Brasil x Argentina- Uma Rivalidade Pouco Antiga

Por José Paulo Teodoro

No primeiro encontro do GECEF (Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol) de 2012, realizado no último dia 15 de março, o professor José Carlos Marques nos trouxe experiências de sua viagem à Argentina em dezembro de 2011, quando ministrou um curso de atualização na Universidade de Buenos Aires sobre o cinema e o audiovisual do Brasil e sua relação com o futebol.

No tempo que passou com nossos hermanos, o professor conseguiu abordar temas sobre a rivalidade Brasil x Argentina no âmbito do futebol. A proposta era trabalhar com os argentinos a visão estereotipada que o brasileiro atribui ao país vizinho, especialmente na esfera esportiva. 

Por meio de propagandas, vídeos e campanhas publicitárias veiculadas no Brasil, o professor Zeca mostrou que a rivalidade entre nós, apesar de ser recente e pouco expressiva, desenvolveu no povo brasileiro um estereótipo pejorativo sobre o argentino.



O que é mais interessante é que a atribuição de uma característica generalizadora vai além do esporte e constrói uma visão sobre o povo, cultura e costumes. Essa atribuição de valores foi criada principalmente por campanhas de cervejas brasileiras que desejavam atingir o humor explorando a rivalidade entre as duas nações.

Porém, o que pensamos hoje ser a maior rivalidade do futebol de seleções é algo recente, pois Brasil e Argentina só se enfrentaram em Copas do Mundo a partir de 1974. De lá para cá, foram quatro confrontos, sendo o último realizado em 1990.

Poderíamos então pensar em uma rivalidade construída pela junção de mídia e sociedade? Para o Prof. Zeca Marques, a rivalidade explorada no campo esportivo é apenas uma representação simbólica do embate que os dois países travam pela supremacia política e econômica na América do Sul.

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