GECEF analisa pólos esportivos do interior paulista

Por Juliana Santos

No último encontro do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol , realizado na quarta-feira (12 de maio), o aluno de Jornalismo Thiago Navarro apresentou uma análise sobre o fato de algumas cidades do interior de São Paulo ganharem reconhecimento não apenas pela prática do futebol, mas pelo incentivo e interesse por outras modalidades esportivas.

Na análise de Thiago foram apresentadas diversas cidades que mantêm supremacia esportiva para além do futebol. Entre os principais exemplos estão os municípios que se dedicam ao basquete, prática muito forte no interior paulista, como São José dos Campos, Bauru, Franca, Rio Claro, Limeira, Araraquara, Assis, Sorocaba, Piracicaba, Ourinhos e Catanduva. Outras modalidades citadas como exemplos foram o futsal (futebol de salão) de Garça e Ôrlandia, o hóquei sobre patins de Sertãozinho, o vôlei de Araçatuba e Araraquara, e o voo a vela de Bauru.

O aluno de Jornalismo também destaca que existem duas possíveis explicações para este fenômeno: o fato de o esporte já ser uma tradição da cidade (como, por exemplo, o basquete em Franca, São José dos Campos e Bauru), ou então o investimento maçiço de empresários em determinada modalidade esportiva (como o futsal em Garça e o vôlei em Araçatuba).

O GECEF se reúne quinzenalmente, sempre às quartas-feiras, às 17h, na FAAC-UNESP. O próximo encontro será realizado no dia 26 de maio. Participe!

Author

Em breve!