Home
Unlabelled
Implicações esportivas e mercadológicas da Copa do Mundo são discutidas no IV Seminário do GECEF
Implicações esportivas e mercadológicas da Copa do Mundo são discutidas no IV Seminário do GECEF
Por Juliana Santos
As atividades do IV Seminário do GECEF foram retomadas nesta terça-feira, dia 4, às 16 horas com a Mesa-redonda “A Copa do Mundo e suas implicações esportivas”.
A mediação da mesa–redonda foi feita pelo Prof. Dr. Mauro Betti (UNESP) e contou com a presença dos palestrantes Prof. Ms. Maurício Stycer (Jornalista do Portal UOL) e o Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. (Fecap-SP).
Mauricio Stycer começou a sua participação falando sobre a emoção causada pelo esporte. Depois expôs diversos pontos que considera importante na cobertura da Copa do Mundo deste ano na África do Sul, como a dificuldade que os jornalistas encontrarão para conseguir falar com os jogadores da seleção brasielira, já que o próprio técnico Dunga alertou que os jornalistas não terão livre acesso à seleção. Além disso, citou como essa Copa servirá de parâmetro para a Copa de 2014 no Brasil, e ainda comentou sobre a Copa mediada pelo Twitter e pelos blogs, ferramentas que terão grande importância neste evento em 2010.
O jornalista também destacou a grande cobertura que os portais de internet farão na Copa, e como isso poderá mudar as coberturas no meio impresso. “Vai ser uma batalha pela matéria exclusiva, que seja diferente, pois imagina você chegar no dia depois de um jogo e ficar lendo no jornal o que você já leu na internet. Trata-se de um mega-desafio, que deve estar na cabeça de todos os editores.”
O Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. fez uma apresentação sobre “A Copa do Mundo e suas implicações mercadológicas”, em que destacou a importância do aspecto emocional do esporte, que é essencial para o mercado, e como o esporte é algo adquirido e consumido ao mesmo tempo. Ary destacou que eventos do porte de Copa do Mundo são exclusividades dos grandes patrocinadores e afirmou que, em 2014, as empresas brasileiras podem encontrar desafios: “Acho que vai ser uma dificuldade, basicamente teremos uma série de patrocinadores globais, mesmo porque a FIFA é a detentora do evento.”
Ary concluiu mostrando a grandiosidade mercadológica que existe em um evento como a Copa, e citou alguns dados, como por exemplo, o valor de 7,5 bilhões que será pago pela transmissão do evento neste ano.
Neste dia 5 (quarta-feira), teremos o último dia de atividades do IV Seminário de Comunicação Esportiva do GECEF. Não deixe de conferir!
As atividades do IV Seminário do GECEF foram retomadas nesta terça-feira, dia 4, às 16 horas com a Mesa-redonda “A Copa do Mundo e suas implicações esportivas”.
A mediação da mesa–redonda foi feita pelo Prof. Dr. Mauro Betti (UNESP) e contou com a presença dos palestrantes Prof. Ms. Maurício Stycer (Jornalista do Portal UOL) e o Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. (Fecap-SP).
Mauricio Stycer começou a sua participação falando sobre a emoção causada pelo esporte. Depois expôs diversos pontos que considera importante na cobertura da Copa do Mundo deste ano na África do Sul, como a dificuldade que os jornalistas encontrarão para conseguir falar com os jogadores da seleção brasielira, já que o próprio técnico Dunga alertou que os jornalistas não terão livre acesso à seleção. Além disso, citou como essa Copa servirá de parâmetro para a Copa de 2014 no Brasil, e ainda comentou sobre a Copa mediada pelo Twitter e pelos blogs, ferramentas que terão grande importância neste evento em 2010.
O jornalista também destacou a grande cobertura que os portais de internet farão na Copa, e como isso poderá mudar as coberturas no meio impresso. “Vai ser uma batalha pela matéria exclusiva, que seja diferente, pois imagina você chegar no dia depois de um jogo e ficar lendo no jornal o que você já leu na internet. Trata-se de um mega-desafio, que deve estar na cabeça de todos os editores.”
O Prof. Dr. Ary José Rocco Jr. fez uma apresentação sobre “A Copa do Mundo e suas implicações mercadológicas”, em que destacou a importância do aspecto emocional do esporte, que é essencial para o mercado, e como o esporte é algo adquirido e consumido ao mesmo tempo. Ary destacou que eventos do porte de Copa do Mundo são exclusividades dos grandes patrocinadores e afirmou que, em 2014, as empresas brasileiras podem encontrar desafios: “Acho que vai ser uma dificuldade, basicamente teremos uma série de patrocinadores globais, mesmo porque a FIFA é a detentora do evento.”
Ary concluiu mostrando a grandiosidade mercadológica que existe em um evento como a Copa, e citou alguns dados, como por exemplo, o valor de 7,5 bilhões que será pago pela transmissão do evento neste ano.
Neste dia 5 (quarta-feira), teremos o último dia de atividades do IV Seminário de Comunicação Esportiva do GECEF. Não deixe de conferir!
Implicações esportivas e mercadológicas da Copa do Mundo são discutidas no IV Seminário do GECEF
Reviewed by GECEF - Grupo de Pesquisa vinculado à UNESP (Bauru - SP)
on
21:57:00
Rating: 5