O tratamento dado pela mídia à falência do Glasgow Rangers
Por Gabriel Cortez
Na reunião do Grupo de Estudos em Comunicação Esportiva e Futebol (GECEF), do dia 19 de abril de 2013, os alunos de Comunicação Social da UNESP, Paulo Beraldo e Marina Goulart, apresentaram a comunicação: "A falência do Rangers Football Club e suas implicações no futebol escocês retratadas pela imprensa esportiva internacional". O trabalho é resultado de uma pesquisa dos estudantes para a elaboração de um artigo científico.
Antes de expor os dados coletados e analisá-los, Paulo e Marina trouxeram aos integrantes do GECEF o contexto histórico da maior rivalidade do futebol escocês, que envolve Celtic de Glasgow e Glasgow Rangers.
Feito isso, os discentes mostraram reportagens de dez jornais de alcance mundial – Folha de São Paulo; Clarín (AGR); Corriere Della Sera (ITA); Le Monde (FRA); The Wall Street (USA); El País (ESP); New York Times (USA); Marca (ESP); The Economist (ING); e The Herald Scottland (ESC) –, que noticiaram a falência do Rangers, e teceram comentários sobre o tratamento dado pelos periódicos à questão.
Os estudantes concluíram que as coberturas midiáticas realizadas por Escócia, Estados Unidos e Reino Unido foram as que ofereceram mais quantidade de informações e matérias completas, enquanto os jornais italianos, argentinos, espanhóis e franceses trataram o assunto de maneira informativa, porém sem grande aprofundamento histórico. Já a imprensa brasileira foi a que menos repercutiu o assunto.
O tratamento dado pela mídia à falência do Glasgow Rangers
Reviewed by GECEF - Grupo de Pesquisa vinculado à UNESP (Bauru - SP)
on
10:05:00
Rating: 5