Volei conquista prata no último dia de competições!

Não foi a medalha que muitos esperavam, mas nem por isso é motivo de lamentação. Numa partida duríssima contra os norte-americanos (nossos maiores rivais), a seleção masculina de vôlei perdeu por 3 sets a 1 e conquistou a medalha de prata, a última do país nos Jogos de Pequim.
Seria injusto com essa fantástica seleção, que estará sempre entre as melhores de todos os tempos em qualquer esporte, ser caluniada por não ter ganho o ouro. Em sete anos foram mais de 30 conquistas, sendo seis Ligas Mundiais, dois Campeonatos Mundiais (até então inéditos) e duas medalhas olímpicas. Esta seleção de vôlei mostrou para nós, brasileiros, que existe vida além do futebol.

Com este resultado, os atletas brasileiros fecham Pequim com 15 medalhas, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze, igualando a campanha de Atlanta-1996, onde a equipe também conquistou 15 medalhas e 3 de ouro. Entretanto, foi visível a evolução do esporte brasileiro, mesmo sem quebrar o recorde de medalhas.

Estes Jogos Olímpicos demonstraram a evolução da natação brasileira, com o primeiro ouro para César Cielo. O atletismo conquistou uma medalha dourada após 24 anos, e a primeira com uma mulher. As mulheres, inclusive, tiveram uma participação histórica, com medalhas no judô, taekwondo, vela e a de ouro com as meninas do vôlei.

A expectativa para Londres-2012 é das melhores. O GECEF, apesar da torcida para os atletas brasileiros, sempre analisa com olhar crítico os resultados brasileiros. E Pequim-08 mostrou, que além dos esportes já tradicionais do país, como judô e vela, o Brasil conta com grandes nomes na ginástica, no atletismo e continua forte nos esportes coletivos.

Os Jogos Olímpicos de Pequim acabaram, mas o espiríto olímpico continua. E vai até Londres, daqui a quatro anos. Que o esporte brasileiro continue nesta crescente evolução!

Author

Em breve!